Infecçõees Respiratórias

Infecções Respiratórias1As infecções do tracto respiratório são as doenças que mais frequentemente atingem os seres humanos, e ocorrem em especial nos meses de Inverno. Podem afectar o tracto respiratório superior ou inferior, e ser causadas por vírus ou bactérias.

Em geral estas doenças não necessitam de tratamento específico, bastando ingestão de líquidos e medicamentos para alívio dos sintomas até que o organismo seja capaz de eliminar o problema sozinho.


No entanto, quando o sistema imunitário é ainda frágil ou está debilitado, as infecções respiratórias podem progredir rapidamente para complicações potencialmente fatais. É o caso das crianças, dos idosos e das pessoas que padecem de doenças crónicas. Nesses casos, é essencial a rápida administração do tratamento antibiótico ou antiviral mais adequado para combater o agravar da infecção.

 

Diagnóstico Molecular de Infecções Respiratórias

A identificação do agente causador de uma infecção respiratória é fundamental para a selecção do tratamento mais adequado. A Unidade de Biologia Molecular do Laboratório Fernanda Galo dispõe dos meios técnicos e humanos para detectar mais de 20 bactérias e vírus causadores de infecções respiratórias, rapidamente e com elevada sensibilidade e especificidade.

 

Exsudado nasofaríngeo

Amostra: Exsudado nasofaríngeo e/ou orofaríngeo. (Não requer qualquer preparação)


Vírus pesquisados

Adenovirus (A/B/C/D/E)
Bocavirus (1/2/3/4)
Enterovirus
Influenza (A/B)
Influenza A (H1N1)v
Rhinovirus (A/B/C)
Parainfluenza vírus (1/2/3/4)
Coronavirus (229E/NL63/OC43)
Vírus Respiratório Sincicial (RSV-A/-B)

Bactérias pesquisadas

Bordetella pertussis
Chlamydia pneumoniae
Haemophilus influenzae
Legionella pneumophila
Mycoplasma pneumoniae
Streptococcus pneumoniae